A organização por etapas torna o processo mais leve e otimizado. Vamos conhecer quais são essas etapas:
- Triagem
Antes de começar a organizar, é muito importante em primeiro lugar analisarmos o que vai permanecer e o que vai sair. Talvez algum item está velho demais ou não combina mais com aquele ambiente pois o seu estilo mudou, seja algum objeto de decoração, ou um utensílio da cozinha; essa etapa é fundamental principalmente no nosso guarda-roupa.
- Categorização
Separe os itens por categorias, por exemplo: para organizar o guarda-roupa, separar as calças, blusas, vestidos, meias, etc; outro exemplo, para organizar o armário da cozinha, separar os copos, pratos, talheres, panelas, etc.
Fazendo essa categorização, todos os objetos que são da ‘mesma família’ ficarão juntos, facilitando na hora da organização.
- Organização
Está na hora de entendermos em qual cômodo da casa tal item vai se encaixar, para isso podemos nos perguntar “Onde eu uso isso?”, assim vamos entender qual é o melhor lugar de destino daquele objeto, tornando prático e acessível.
Vou dar um exemplo prático: antes eu deixava as vasilhas e os potes de plástico num armário no alto, eu tinha que ficar na pontinha do pé pra conseguir pegar algum e as vezes tive que pegar até uma escada rs. Depois que entendi o conceito da organização, percebi que não fazia sentido deixar algo que uso todos os dias em um lugar de difícil acesso, então eu coloquei todos esses itens num gavetão embaixo da pia, deixando bem mais funcional e acessível.
Entenderam? Os itens que utilizamos mais fica sempre em fácil acesso, assim o ambiente vai ficar bem mais funcional e prático.
- Revisão
As coisas vão se manter organizadas no lugarzinho delas somente se a revisão for feita constantemente.
Uma dica é a cada 6 meses fazer uma revisão dos ambientes, se você comprou algo novo, algo mais antigo tem que sair para manter a organização que já foi feita, por isso fazer essa revisão é fundamental para manter tudo no seu devido lugar.